segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os Quixotescos e Escola Monsenhor Leopoldo Hoff

O esquete Filosofia de um par de botas, baseado no conto homônimo de Machado de Assis, foi apresentado na Escola Monsenhor Leopoldo Hoff, em Porto Alegre, no dia 09 de julho. O esquete surgiu a partir de oficina de teatro e literatura, ministrado pelo diretor do grupo Os Quixotescos, Ari Meneghini.

Filosofia de um par de botas é um conto que faz uma reflexão sobre as classes sociais. Trata-se de um par de botas que discute sobre as vicissitudes humanas, a sua trajetória desde pertencer às classes mais altas da sociedade até o momento de estarem gastas e envelhecidas, e ser encontradas por um Sr. filósofo na praia de Santa Luzia.

Machado de Asiss (1839-1908) foi um escritor e poeta brasileiro, e também pioneiro como cronista. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras e é famoso por muitos de seus livros, como Memórias Póstumas de Bras Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e O Alienista.

Por que ler Machado?

Porque as suas  obras trazem um verdadeiro ensinamento para levar o aluno, após a leitura de seus textos, a ler e compreender qualquer obra que lhe caia em mãos. Outro elemento motivador para a leitura é a atualidade da sua obra. Nela, encontramos perfis psicológicos riquíssimos, representantes de todos os tipos humanos que são atemporais, e representam, por isso mesmo, o homem de qualquer época. Assim o leitor se descobre no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário